terça-feira, 28 de junho de 2011

Tema: A entrega dos galardões II Cor 5. 10.

Tema: A entrega dos galardoes II Cor 5. 10.
Introdução: Após a igreja ser arrebatada por Cristo Jesus; Haverá uma reunião com ele num lugar chamado de tribunal
1 ) O que é tribunal? Nos Antigos estádios gregos, as assembléias se reuniam defronte de uma plataforma chamada Bêma de onde as questões eram tratadas.
Esse vocábulo ( bêma ) originalmente significava apenas um degrau, Desta idéia indicar uma plataforma elevada como aquela usada pelos oradores, pelos juízes das competições esportivas, ou mesmo pelos magistrados romanos em seus julgamentos formais. Já o Apostolo Paulo toma o vocábulo bêma para denotar o tribunal de Cristo, Essa expressão tribunal é empregada por onze vezes no novo testamento, Essas três passagem Paulo exemplificou para nosso ensino de que tudo que o homem semear certamente ceifará.
A ) primeira, Rom 14. 10 mais tu porque julgas teu irmão? Ou tu também porque desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer antes o tribunal de cristo
b ) Segunda, II Cor 5. 10, Porque todos devemos comparecer antes o tribunal de cristo, Para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem , ou mal.
C ) Terceira, a obra de cada um se manifestará: na verdade dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mais o tal será salvo, todavia como pelo fogo. O fogo é o juízo Divino.
d ) Nas citações de Rom 14 : 10 e II Cor 5. 10 Paulo mostra o que acontecerá quando Cristo reunir todos o redimidos em torno de Si; Diante do seu tribunal, Ali haverá uma avaliação do que fizemos, e não fizemos, Mais; Isso não indica que será um momento de temor, Mais de confiança: diante do tribunal de Cristo só estará os salvos haverá ganhos e perdas de recompensas não perda da salvação, Diante do tribunal de cristo, Serão reprovadas as obras e não o obreiro pois todo o trabalho feito por meio do corpo será ali avaliado perante a justiça Divina.
2 - Que tipo de material está usando em suas obras.
a ) São seis os tipos de materiais cujos significados estão na bíblia, três são bons aprovado por Deus, Ouro prata e pedras preciosas.
B ) Etrês são ruins reprovados por Deus, que são madeira feno e palha.
c ) Ouro, Representa a glória de Deus; trabalhar com ouro é trabalhar para a Glória de Deus em tudo que fazemos para Ele; Deus não reparte a sua Glória com outro Ex 37. 7 Nm 7 . 8 ,9 Hb 9. 5 Ex 30. 34 - 38 ver. Será que estamos realmente dando toda a honra ao Senhor; ou estamos tomando para nós a Sua glória quando pregamos, contamos, Ou fazemos qualquer outro serviço em sua obra, Fazei tudo para Glória de Deus II Co 10. 31 Cl 3, 17 – 23 A nossa glória esta no futuro Cl 3. 4; I Pe 5. 4
d ) A prata, A prata na bíblia é de um valor incalculável, Na construção do templo foram usadas aproximadamente 3,5 toneladas de prata esse material assumia o lugar mais importante na construção pois era colocadas na base de sustentação do tabernáculo.
No aspecto da redenção, ela representava a salvação dos pecadores Ex 26. 19: Nm 18. 16
O que significa trabalhar com prata; o trabalho feito com prata, É empenhar com todo afinco e por todos os meios na salvação dos perdidos
e ) pedras preciosas, estas Pedras preciosas representa as doutrinas bíblicas Ex 28. 17 – 20 Sl 119. 130; II Pe 1. 19
f ) Madeira, Representa a humanidade. A madeira vive na terra e tem duração limitada Mt 3. 10 Lc 11. 13, -14, 20 trabalhar com madeira é trabalhar com um evangelho puramente social que reforma mais não transforma que atinge o corpo mais não a alma. Apenas filantrópico.
g ) Feno, O feno é comida de animais; representa a carnalidade, o mundanismo, e a vaidade humana, I Pe 1. 24 feno é tudo aquilo que alimenta a natureza carnal do homem natural I Co 2. 14; 3. 1
h ) Palha a casca vazia do grão. Representa a hipocrisia Mt 23 ler hipocrisia é o pecado do espírito, O qual muitas vezes é pior que o pecado da carne II Co 7. 1
Nota: observando os dois grupos de materiais os bons e os ruis vemos que cada um é caracterizado pela sua natureza,
3 ) A prestação de conta.
A a obra de cada um se manifestará. A prestação de contas não será coletiva mais individual Ro 14.11, 12 no dia desse julgamento não haverá desculpas nem tão pouco encoberta mento ali estará o crente com seus atos e nada mais no tribunal divino falará a voz da puríssima justiça e nada mais Hb 4. 13
Conclusão, Quantos há que trabalham, julgam, excluem, vivem de tal forma como se nunca tivessem de prestar contas com o seu senhor. Façamos hoje um exame em nossas vidas permitindo que a espada de dois gume penetre até a divisão de nossas almas e revele em nós tudo aquilo que desagrada ao Senhor.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito original fácil de entender

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys