quinta-feira, 28 de abril de 2011

A suprema exelência da Caridade. I Cor 13 .1- 7.

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência. E ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado. E não tivesse caridade. Nada disso me aproveitaria.
4 A caridade é sofredora, é benigna: a caridade não é invejosa: a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,
5 Não se porta com indecência, não busca seus interesses, não se irrita não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mais folga com a verdade;
7 Tudo sofre tudo crer tudo suporta.
O Cap. 13 é uma continuação do ensino de Paulo acerca dos dons espirituais. Ele enfatiza. Aqui. Que ter dons espirituais sem ter caridade de nada adianta.
No verso 3 Paulo vai mais fundo. Distribuir toda fortuna para sustento dos pobres. E dar o corpo para ser queimado, sem caridade nada aproveitaria.
(Caridade: Essa seção descreve o amor divino através de nos como atividade e comportamento. E não apenas como sentimentos ou motivação interior. Os vários
Aspectos do amor, neste trecho, caracterizam Deus Pai Filho e Espírito Santo. Sendo
Assim, todo crente deve esforçar- se para crescer nesse tipo de amor). (Bíblia de estudo pentecostal.)
Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa.
Caridade é o amor em evidencia.
A - A caridade é sofredora.
Sofrer e ter capacidade de suportar os mal as injuria e provocações sem estar cheio de ressentimentos indignação ou vingança.
B - É benigna.
E amável generoso cortes ou serviçal. Sua mão está sempre aberta para ajudar, sem interesse próprio não tira vantagem das situações dos outro faz tudo por bondade.
C - Não é invejosa.
Não sofre com os bens de outra pessoa, nem com os seus dons, isso para ele é benção de Deus para seu irmão não sofre com a prosperidade do seu próximo.
d - Não trata com leviandade.
Pessoa sem prudências, fala sem refletir o que estar dizendo fere as pessoas com
Palavras.
E - Não se ensorbebece.
Não e orgulhoso nem vaidoso o verdadeiro amor nos ensina a estimar nossos irmãos de forma correta pode ate ter bens materiais e espirituais que não é vaidoso.
F - Não se porta com indecência.
Indecência é imoralidade inconveniência ação desonesta e piadas imorais.
G - Não se irrita.
Muitas vezes quando somos corrigidos nos irritamos, qualquer coisa nos irrita tem crente que são estressados com tudo se irrita.
H - Não suspeita mal.
Não há lugar para a malícia ele não deduz o mal nas coisas sem ter provas.
I - Não folga com a injustiça mais folga com a verdade tudo sofre tudo crê tudo espera tudo suporta a caridade nunca falha,
A caridade é a evidencia deque o crente é de Deus ou não.

Nota:
A caridade entre os judeus foi a verdadeira piedade a favor dos pobres e a obediência a Deus. Os ricos eram apenas administradores dos seus bens, visto que Deus era o único proprietário. Para os maometanos, era uma obrigação mútua e limitada entre os fiéis do Islã. O motivo da caridade cristã é o amor da alma a Jesus, Salvador do homem. O pobre é um irmão em Cristo, e a Humanidade, por ele reunida, constitui uma grande família em que os cristãos consideram o resto dos homens, como uma irmandade. Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

4 comentários:

Unknown disse...

muito bom este estudo a virtude da caridade (amo)
http://testemunhorogerio.blogspot.com.br/ meu blog

Unknown disse...

muito bom este estudo a virtude da caridade (amo)
http://testemunhorogerio.blogspot.com.br/ meu blog

Pr Joaquim F. Neto disse...

vlw pelo comentario .fk na paz

Unknown disse...

Disse muito bom este estudo me ajudou um monte obrigada

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys