quinta-feira, 10 de março de 2011

Tema: Um coração saudável. Provérbios: 17:22 4:23

INTRODUÇÃO: De tudo que devemos guardar devemos guardar o nosso coração porque dele procede às saídas da vida. Provérbios 14.23.
Guardar significa exerce uma vigilância contínua,  sobre coisas ou pessoas para conservá-las.

1- A vida a qual o texto se refere mostra-nos que, não é esta vida física pela qual nós temos e que nos mantém em contato com a natureza do mundo exterior. Mas a vida espiritual. Gênesis: 2.15-17; 3.1-4 vemos que Eva, sendo tentada cedeu, dando lugar aos seus desejos juntamente com seu esposo Adão. Ambos continuaram vivos fisicamente, mas mortos espirituais. Tiago 1.5; Romanos 6.23
2 – Veremos três tipos de pecados, que os levou a pecar.
a) A concupiscência da carne (é o desejo carnal que incita alguém a alimentar a natureza carnal. Tais como: Imoralidade, embriaguês e glutonaria etc.)
b) A concupiscência dos olhos (diz respeito aquelas tentações que apelam para, os desejos ambiciosos de ter e possuir (por meios de roubo, a avareza e o engano etc.)
c) A soberba da vida (referem se a todas as tentações que apelam para o orgulho pessoal do homem e seus desejos, de aplausos ou grandeza).
É preciso vigiar e orar, para que não entremos em tentações. Mateus 26.41. Em Hebreus 3.12; diz: Vedes irmão que nunca haja em vós, um coração mal ou infiel para se apartar do Deus vivo.


SOBRE O CORAÇÃO:

O coração é um órgão principal, funcionando como uma verdadeira bomba. É responsável pelo fluxo sangüíneo, que irriga todo nosso corpo.
Um coração adulto tem o peso médio de 250 gramas, e mede aproximadamente 10 cm de altura de formato cônico. Um coração visto internamente é como uma casa de dois andares, com dois aposentos por andar. Com a diferença, é que, a entrada é por cima, tanto assim que as duas cavidades superiores são por cima. E que as duas cavidades superiores são chamadas de átrios separados entre si por uma parede hermética no andar de baixo. As duas cavidades são os ventrílicos direito, e ventrílicos esquerdo, separados um dos outros.
Em vinte e quatro horas, o coração movimenta sete mil litros de sangue pelo corpo, como uma verdadeira bomba, batendo cerca de cem mil vezes por dia. Essa bomba humana pode funcionar perfeitamente, por mais de um século, sem qualquer interrupção.
Todos os órgãos do corpo são de movimentos involuntários, por meios de contrações de fibras musculares, que obedecem aos impulsos do sistema nervoso.
3 – Enquanto que o coração é diferente, o batimento cardíaco origina se de um pequeno nó de fibras musculares especiais, de apenas 2 mm de espessuras. As células dessa formação têm a prioridade de gerar impulsos elétricos intermitentes, num processo (ainda mal conhecido) mas o principio que se baseia, é compreensível.

Nota: cada célula é um laboratório em que ocorrem, reações químicas. Já se sabe que reações químicas podem provocar energias. O zinco, por exemplo, atacado por ácido sulfúrico gera correntes elétricas. Já foi demonstrado que reações químicas nas células do pequeno nó de fibra produzem energia, que é liberada ao atingir determinado nível de voltagem. Depois ocorre à descarga, o processo começa ciclicamente, daí o compasso do batimento cardíaco.
(Fonte manual de anatomia, doenças e tratamentos)
4- No coração do homem interior, também existem essas células espirituais adormecidas, como um vulcão inativo. Ao passo que o homem começa a buscar a Deus nas células espirituais, ocorrem reações elétricas espirituais, gerando energia aos nossos corações por meio do Espírito Santo. Daí começa o batimento cardíaco espiritual, Gerando em nós a explosão de louvores de glórias. O crente evangeliza, se conserta com Deus e passa a ter uma vida, de temor.
a) O Espírito Santo começa a arder em nossos corações. Lucas 24.32.
b) O Espírito Santo produz vida em nossos corações. Jó 33.4.
5- O perigo com a saúde
a) Existe uma doença chamada insuficiência cardíaca essa doença resulta da incapacidade do coração, de enviar a quantidade de sangue normalmente exigida pelo organismo causando assim, inchaços pulsos rápidos.
6- Como isso ocorre: O sangue venoso proveniente de todo o corpo, é enviado aos pulmões pelo ventrílico para sofrer oxigenação, transformando o mesmo em arterial. O sangue é impelido para a cabeça, tronco e membro pelo ventrículo esquerdo. Quando o ventrículo esquerdo é impedido por algumas doenças de chagas e outras moléstias, o ventrículo esquerdo não consegue enviar o sangue contido no seu interior para a aorta. Então ocorre uma estagnação de sangue nos pulmões, causando a morte com freqüência nos casos mais graves.
7- É preciso cuidado com o coração, no homem interior.
a) O Senhor Jesus em Marcos 7.21-22; fala sobre trezes, tipos de doenças espirituais, que podem levar ao óbito. Tais como,
1- Maus pensamentos; 2- Adultérios; 3- Prostituição; 4- Homicídios; 5- Furtos; 6-Avarezas; 7- As maldades; 8- O engano; 9 – A dissolução;
10- A inveja; 11- As blasfêmias; 12- A soberba; 13- A loucura; – Todos estes males procedem do coração e nos contamina. Marcos 7.21
b) Temos que viver uma vida de santidade para que o ventrículo espiritual esquerdo (Espírito Santo) envie o sangue arterial, a todos os nossos órgãos. Para que possamos ter, um corpo bem ajustado à cabeça tronco e membros.

CONCLUSÃO: Cristo tem nos chamado para sermos vencedores, ter vida abundante. Mas para que isso aconteça, é preciso cuidar bem do nosso coração. Filipenses 4.7

2 comentários:

Estética Hellen Robbiati disse...

Amei o estudo , fui muito edificada Glórias ao nosso Deus!

Unknown disse...

Muito bem a explanação do texto,obrigada por compartilhar.
Deus abençoe.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys