quinta-feira, 28 de abril de 2011

A suprema exelência da Caridade. I Cor 13 .1- 7.

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência. E ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado. E não tivesse caridade. Nada disso me aproveitaria.
4 A caridade é sofredora, é benigna: a caridade não é invejosa: a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,
5 Não se porta com indecência, não busca seus interesses, não se irrita não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mais folga com a verdade;
7 Tudo sofre tudo crer tudo suporta.
O Cap. 13 é uma continuação do ensino de Paulo acerca dos dons espirituais. Ele enfatiza. Aqui. Que ter dons espirituais sem ter caridade de nada adianta.
No verso 3 Paulo vai mais fundo. Distribuir toda fortuna para sustento dos pobres. E dar o corpo para ser queimado, sem caridade nada aproveitaria.
(Caridade: Essa seção descreve o amor divino através de nos como atividade e comportamento. E não apenas como sentimentos ou motivação interior. Os vários
Aspectos do amor, neste trecho, caracterizam Deus Pai Filho e Espírito Santo. Sendo
Assim, todo crente deve esforçar- se para crescer nesse tipo de amor). (Bíblia de estudo pentecostal.)
Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa.
Caridade é o amor em evidencia.
A - A caridade é sofredora.
Sofrer e ter capacidade de suportar os mal as injuria e provocações sem estar cheio de ressentimentos indignação ou vingança.
B - É benigna.
E amável generoso cortes ou serviçal. Sua mão está sempre aberta para ajudar, sem interesse próprio não tira vantagem das situações dos outro faz tudo por bondade.
C - Não é invejosa.
Não sofre com os bens de outra pessoa, nem com os seus dons, isso para ele é benção de Deus para seu irmão não sofre com a prosperidade do seu próximo.
d - Não trata com leviandade.
Pessoa sem prudências, fala sem refletir o que estar dizendo fere as pessoas com
Palavras.
E - Não se ensorbebece.
Não e orgulhoso nem vaidoso o verdadeiro amor nos ensina a estimar nossos irmãos de forma correta pode ate ter bens materiais e espirituais que não é vaidoso.
F - Não se porta com indecência.
Indecência é imoralidade inconveniência ação desonesta e piadas imorais.
G - Não se irrita.
Muitas vezes quando somos corrigidos nos irritamos, qualquer coisa nos irrita tem crente que são estressados com tudo se irrita.
H - Não suspeita mal.
Não há lugar para a malícia ele não deduz o mal nas coisas sem ter provas.
I - Não folga com a injustiça mais folga com a verdade tudo sofre tudo crê tudo espera tudo suporta a caridade nunca falha,
A caridade é a evidencia deque o crente é de Deus ou não.

Nota:
A caridade entre os judeus foi a verdadeira piedade a favor dos pobres e a obediência a Deus. Os ricos eram apenas administradores dos seus bens, visto que Deus era o único proprietário. Para os maometanos, era uma obrigação mútua e limitada entre os fiéis do Islã. O motivo da caridade cristã é o amor da alma a Jesus, Salvador do homem. O pobre é um irmão em Cristo, e a Humanidade, por ele reunida, constitui uma grande família em que os cristãos consideram o resto dos homens, como uma irmandade. Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | free samples without surveys